COG Clínica
O que é Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)
A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) emerge como uma valiosa ferramenta de suporte emocional, respaldada por uma série de estudos que evidenciam sua eficácia.
Profissionais da psicologia frequentemente a recomendam para enfrentar desafios específicos e imediatos, destacando sua utilidade no tratamento de questões mentais, sobretudo aquelas associadas a interpretações que resultam em padrões comportamentais repetitivos.
Além disso, a TCC desempenha um papel crucial no desenvolvimento de habilidades para gerenciar emoções adversas e reestruturar pensamentos negativos, facilitando uma transformação na perspectiva em relação a situações específicas. Este método terapêutico revela-se eficaz no tratamento de uma variedade de questões, incluindo medos, ansiedade, distúrbios alimentares, vícios, tristeza profunda e Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC).
Desenvolvida na década de 60 pelo Dr. Aaron Beck, a TCC tem suas bases em estudos que desafiaram premissas antiquadas sobre a mente. As sessões, geralmente curtas, variando de 5 a 10 encontros, podem ser conduzidas individualmente ou em contexto de terapia de casal.
A eficácia desse método terapêutico está intrinsecamente relacionada à disposição do paciente em compreender seus próprios sentimentos. A colaboração estreita entre paciente e terapeuta se mostra vital, sendo que o tratamento, em média, abrange um período de 3 a 6 meses, com sessões realizadas de forma semanal ou quinzenal.
Para aqueles interessados, recomenda-se buscar a orientação de um profissional especializado a fim de obter informações mais detalhadas.
COG Clínica
Rua João da Cruz Melão, 373 – Morumbi
Rua Sergipe, 401 – Conj. 810 – Higienópolis