COG Clínica
O que é Neuropsicologia?
A Neuropsicologia estuda os padrões de funcionamento cognitivo, emocional e comportamental na condição normal e nas condições de disfunções neurológicas ou psiquiátricas. Desta forma, é um método importante para o auxílio dos transtornos que envolvem alterações da cognição e do comportamento.
Requer uma formação especializada do psicólogo clínico devido ao seu complexo escopo teórico e prático que abrange conhecimentos sobre as relações cérebro, cognição e comportamento, neuroanatomia funcional, conhecimento sobre os transtornos do desenvolvimento, neurológicos e transtornos neuropsiquiátricos ao longo da vida, técnicas de psicometria e psicodiagnóstico.
Certifique-se que o profissional apresente Título de Especialista em Neuropsicologia reconhecido pelo Conselho Federal de Psicologia, experiência significativa e comprovada na prática clínica de atendimento aos pacientes em avaliação neuropsicológica e reabilitação neuropsicológica.
As melhores práticas em Neuropsicologia requerem que o paciente primeiramente seja avaliado por um médico com experiência nos transtornos neurológicos e neuropsiquiátricos da infância, da adolescência, do adulto e idoso (pediatras, neurologistas, psiquiatras, geriatras, fisiatras, clínicos gerais e outros) ou seja avaliado por outros profissionais clínicos, como psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicopedagogos, que demandem a realização da avalição neuropsicológica. A avaliação prévia desses especialistas irá identificar queixas relevantes e sinais de impacto no funcionamento paciente, que justifiquem o encaminhamento para a avaliação neuropsicológica.
O que é Avaliação Neuropsicológica?
A avaliação neuropsicológica é um exame de funções cognitivas e comportamentais que deve ser realizado por profissionais devidamente certificados como especialistas e como experiência clínica comprovada neste campo de atuação. O ideal é que o profissional capacitado e experiente, realize todas as etapas previstas para o exame, de forma a ter todas as informações do histórico clínico e pessoal relevante, estabelecer hipóteses diagnósticas, planejar o processo de avaliação, interagir e observar com o paciente ao realizar os testes neuropsicológicos, e desta forma extrair o máximo de informações que permitirão maior precisão no diagnóstico do paciente.
A avaliação neuropsicológica é um método empírico de exame indicado quando os pacientes que apresentem queixas cognitivas e/ou alterações de comportamento, que impactam no seu funcionamento no dia a dia. O enfoque da neuropsicologia permite identificar padrões de alterações que podem estar associados as disfunções cerebrais, neuropsiquiátricas ou emocionais.
Avaliação Neuropsicológica no Adulto e Idoso
A avaliação neuropsicológica requer inicialmente a realização de uma entrevista bastante detalhada com o paciente e um familiar, sempre que possível. A participação da família como informante do histórico clínico é de extrema importância no processo de avaliação de pacientes com alterações cognitivas. A entrevista inicial será dirigida para a investigação do histórico de desenvolvimento, histórico clínico e fatores de risco associados às disfunções neuropsicológicas, além do histórico acadêmico e ocupacional, motivos do encaminhamento, identificação das queixas cognitivas e impactos na vida do paciente. Após a anamnese clínica detalhada o paciente realizará várias sessões de atendimento com o profissional para a realização dos testes neuropsicológicos previstos para o exame, de acordo com a necessidade de seu encaminhamento. O profissional deverá elaborar um laudo com a descrição das informações relevantes, os resultados quantitativos do desempenho do paciente e a interpretação clínica. O paciente e familiares deverão receber o atendimento final de devolutiva, com esclarecimentos sobre os resultados do exame, orientações de tratamento e de cuidados, se necessários.
Avaliação Neuropsicológica Infantil
Crianças e adolescentes com suspeita ou diagnóstico já estabelecido de transtornos do desenvolvimento, síndromes genéticas, doenças neurológicas ou com lesões cerebrais adquiridas, deverão ser encaminhados para a realização da avaliação neuropsicológica para o estabelecimento do perfil de funcionamento cognitivo e comportamental. As medidas de performance cognitiva e observações comportamentais irão permitir o estabelecimento de um perfil neuropsicológico que irá auxiliar o estabelecimento de diagnóstico clínico e na sugestão de estratégias de tratamento. Os resultados da avaliação neuropsicológica também irá auxiliar aos pais e professores a conhecer as habilidades cognitivas da criança e do adolescente, discriminando as habilidades fortes e as habilidades prejudicadas, e assim estimar suas potencialidades e o grau de dificuldades.
Inicialmente os pais participarão de uma entrevista bastante detalhada e dirigida a investigação do histórico de nascimento e desenvolvimento da criança, histórico escolar, fatores de risco associados às disfunções neuropsicológicas, descrição de queixas e dificuldades observadas pela família e pela escola, características comportamentais e impactos na vida do paciente. A criança ou adolescente realizará várias sessões de atendimento com o profissional para a realização dos testes neuropsicológicos previstos para o exame do paciente, de acordo com as suspeitas clínicas e as demandas de seu encaminhamento. Após a elaboração de um relatório com a descrição das informações relevantes, os resultados quantitativos do desempenho do paciente e a interpretação clínica, os pais deverão receber o atendimento final de devolutiva dos resultados, além de orientações de tratamento e cuidados necessários. Adolescentes também deverão receber a devolutiva do processo de avaliação realizado para conhecer seus potenciais e serem estimulados ao engajamento em tratamentos necessários.
COG Clínica
Rua João da Cruz Melão, 373 – Morumbi
Rua Sergipe, 401 – Conj. 810 – Higienópolis